terça-feira, 13 de junho de 2017

BREVE HISTÓRIA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS - SALVADOR

postagem 09

HISTÓRIA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS
SALVADOR


Série apresenta as origens, tradições e cultura de seis das maiores e mais importantes cidades brasileiras: Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Brasília. Os programas trazem depoimentos de historiadores, pesquisadores e moradores das capitais, e complementados com uma vasta iconografia de gravuras, ilustrações, fotografias e documentos históricos de museus e acervos públicos de todo o país.

 A história do Brasil teve início na Bahia. Salvador foi a primeira capital do país até o ano de 1763. ... Juntamente com Tomé de Souza desembarcaram em Salvador seis embarcações com uma comitiva de aproximadamente 10 mil pessoas para fundar sob ordens do rei de Portugal, a cidade de “São Salvador

A conquista portuguesa do território onde se encontra Salvador começou em 1501, quando a Baía de Todos os Santos recebeu seu nome e um padrão português foi instalado na Barra. A partir de 1510, existia um povoado com índios e europeus, que dava assistência aos navios de passagem, franceses e portugueses. Em 1536, foi fundada uma vila na Barra.

A Cidade do Salvador foi fundada em 1549 pelo primeiro governador do Brasil, Thomé de Sousa. Foi planejada e construída para ser a capital da América Lusitana, dando início à colonização efetiva do Brasil. Nesse ano de 1549, o município já possuía pelo menos quatro igrejas: Graça, Vitória, Conceição da Praia e Ajuda.
Nos séculos 17 e 18 era uma das maiores e mais importantes cidades da América, com grande atividade portuária com Portugal e suas colônias na África e na Ásia. Salvador ganhou o primeiro farol da América, na Barra, e tornou-se uma das cidades mais bem fortificadas do mundo.
Até o início do século 19, era a maior cidade do Brasil e a segunda maior do Império Lusitano, depois de Lisboa. Em 1808, Salvador tornou-se a primeira sede da Coroa Portuguesa, no Brasil.
Hoje, a cidade abriga cerca de 3 milhões de habitantes. A cultura é rica, com importantes contribuições dos portugueses, indígenas, asiáticos e africanos. A cidade guarda um inestimável patrimônio histórico.

Até o século 18.Litoral da Baia de Todos os Santos, em Salvador. No alto, ao fundo, a igreja de Santo Antônio da Barra, fundada no século 16.


 

O Chafariz dedicado à deusa Ceres, no Terreiro de Jesus, de 1856, é uma versão engrandecida da fonte que ganhou a medalha de ouro na Exposition Universelle de 1855 de Paris. Mas a de Salvador é mais bela, mais sofisticada e do mesmo autor: o escultor francês Mathurin Moreau, que a forjou na lendária Fonderie d'Art de Val d'Osne.
Tão impressionante quanto o Chafariz é a razão porque ele foi instalado: fazia parte de um marco da engenharia nacional, o sistema de águas do Queimado. Inaugurado em 1856, com bombeamento à vapor, foi o primeiro sistema de captação, tratamento e distribuição de água encanada potável do Brasil. Incluiu 22 belos chafarizes espalhados pela Cidade.
Ao vir oficialmente inaugurá-lo, em 1859, Dom Pedro II ficou impressionado com a beleza do Chafariz da deusa Ceres e, posteriormente, encomendou chafarizes para o Rio de Janeiro do mesmo autor.





                     


                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário