terça-feira, 7 de agosto de 2018
ENGENHO URUAÉ ( ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO )
O Engenho Uruaé está situado em Goiana, foi construído no século XVII juntamente com a capela dedicada a Nª Senhora da Piedade, é composto pela casa grande, moita com chaminé, senzala e capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade. João Alfredo foi o seu primeiro proprietário e ele foi quem escreveu a lei áurea.
Além de conter os móveis e utensílios da época em excelente estado. Logo na sua chegada, os visitantes são transportados para os tempos da cana-de-açúcar. O engenho encontra-se em ótimo estado de conservação e pode-se perceber uma preocupação com o meio ambiente por parte dos proprietários.
Situado no km 71 na PE-75, o Engenho Uruaé é uma ótima opção para aqueles que querem conhecer a história de Goiana. Seus funcionários são vestidos como os servos de antigamente e palestras sobre os costumes da época são ministradas durante todo o ano.
Os quartos da casa grande são equipados com ar condicionado e frigobar para proporcionar o maior conforto aos que se hospedam no engenho, que também está aberto para passeios pedagógicos de escolas. Existe ainda a disponibilidade de salões para festas, casamentos e confraternizações. Apesar de não estar localizado em Goiana, e sim ao município de Condado que pertencia a Goiana, é um equipamento de apoio da cidade. Mas é bom lembrar, que Uruaé é oficialmente do município de condado.
Esse engenho é considerado o engenho mãe de todos os outros de Pernambuco. Lá podemos ver uma área da senzala ainda intácta, e instrumentos que eram usados nos escravos (chicote, etc.)
ele não possui muitas características do seu tempo colonial pois a sua atual proprietária não quis que ele fosse tombado, logo, ela tomou algumas medidas que foram a construção de uma piscina, reforma na casa grande e na capela e também ela aumentou o numero de mobílias e materiais presentes na casa.
Assinar:
Postagens (Atom)